Boas práticas e dicas, computadores pessoais no ensino remoto
- Antes de mais devemos garantir que os sistema operativo (Windows, MAC-OS ou Linux) que usamos está atualizado. Precisamos também garantir que as aplicações que usamos, incluindo o Anti-Virus, estejam também estão atualizadas.
- É importante que cada utilizador tenha a sua própria área no computador partilhado. Ou seja, devem existir credencias únicas para cada Utilizador (utilizador e senha). Desta forma, salvaguardamos que um utilizador não modifica a área de outro utilizador. O Administrador do computador deve assegurar que as aplicações necessárias estão instaladas e disponíveis para todos os utilizadores.
- Por ultimo, muitas da vezes não é necessário comprar computadores dispendiosos para o ensino remoto. No limite até é possível usar até um RaspberryPi. Fundamentalmente, os alunos usam o Zoom ou outra App semelhante para aulas remotas e as aplicações de um office (por ex. word, excel, powerpoint, etc). É possessível aceder ao Microsoft Office sem pagar licenças através de um navegador de Internet (office online) como o Chrome, Firefox ou o Microsoft Edge. Na eventualidade de querermos ter um office instalado podemos usar as versões opensource da LibreOffice ou do OpenOffice (são quase equivalentes).
- No uso das aplicações de vídeo conferencia, devemos ter em atenção a preparação do local físico onde nos encontramos antes de iniciar a sessão. Devemos também começar sem o som ligado e só liga-lo quando necessário. Podemos também usar filtros (imagens) para não mostrar o local onde estamos, a maioria das aplicações suporta já esta funcionalidade.
- Apesar da distancia física, devemos lembrar aos alunos que estes devem observar um comportamento cordial e de respeito por todos.
- Aconselhamos também os professores a desligarem funcionalidades que não são necessárias como os chats e rooms privados.
Para qualquer dúvida podem sempre contactar-nos sobre os vossos casos específicos Link.