Soluções Pais e Alunos

Boas práticas e dicas, computadores pessoais no ensino remoto

  1. Antes de mais devemos garantir que os sistema operativo (Windows, MAC-OS ou Linux) que usamos está atualizado. Precisamos também garantir que as aplicações que usamos, incluindo o Anti-Virus, estejam também estão atualizadas.
  2. É importante que cada utilizador tenha a sua própria área no computador partilhado. Ou seja, devem existir credencias únicas para cada Utilizador (utilizador e senha). Desta forma, salvaguardamos que um utilizador não modifica a área de outro utilizador. O Administrador do computador deve assegurar que as aplicações necessárias estão instaladas e disponíveis para todos os utilizadores.
  3. Por ultimo, muitas da vezes não é necessário comprar computadores dispendiosos para o ensino remoto. No limite até é possível usar até um RaspberryPi. Fundamentalmente, os alunos usam o Zoom ou outra App semelhante para aulas remotas e as aplicações de um office (por ex. word, excel, powerpoint, etc). É possessível aceder ao Microsoft Office sem pagar licenças através de um navegador de Internet (office online) como o Chrome, Firefox ou o Microsoft Edge. Na eventualidade de querermos ter um office instalado podemos usar as versões opensource da LibreOffice ou do OpenOffice (são quase equivalentes).
  4. No uso das aplicações de vídeo conferencia, devemos ter em atenção a preparação do local físico onde nos encontramos antes de iniciar a sessão. Devemos também começar sem o som ligado e só liga-lo quando necessário. Podemos também usar filtros (imagens) para não mostrar o local onde estamos, a maioria das aplicações suporta já esta funcionalidade.
  5. Apesar da distancia física, devemos lembrar aos alunos que estes devem observar um comportamento cordial e de respeito por todos.
  6. Aconselhamos também os professores a desligarem funcionalidades que não são necessárias como os chats e rooms privados.

Para qualquer dúvida podem sempre contactar-nos sobre os vossos casos específicos Link.