Recursos TIC – Tecnologias

Nesta área apresentamos, sempre que possível, ferramentas e Plataformas para ensino digital remoto que sejam preferencialmente open-source e sem custos para os utilizadores. Ainda assim, podemos recomendar algumas aplicações ou plataformas que, face às suas funcionalidades, baixos custos e prevalência se justifiquem.

Deixe as suas sugestões para analise de novas ferramentas no nosso link de contacto ou para o nosso email info@education-on.org

Plataformas e ferramentas ensino remoto

Vídeo Conferência: ferramentas que possibilitam a comunicação online e em tempo real entre diversos atores e organizações. Para além disto, e dependendo do mercado alvo, podem providenciar funcionalidades especificas para o ensino digital remoto ou trabalho remoto.

CMS (Content Management Systems): estas plataformas, fornecem um ambiente cooperativo de criação e partilha de informação e conhecimento, com base em documentos e processos estruturados. No caso do ensino, falamos de LMS, Learning Management Systems (Sistemas de Gestão de Ensino).

FerramentasSumário
Zoom VideoData Lançamento: 2013.
Tendência: Grande presença no segmento do ensino e empresarial;
Planos de uso: “free” com limitações para empresas e escolas. Planos pagos link;
Características: baseado na cloud, integração com diversos LMS (Moodle, Canvas, Blackboard,…), gravação sessão, calendários, chats, anotações e salas privadas, quadros partilhados. Cliente aplicacional para Win/Mac e browser.
VSDC Video EditorTendência: Segmento em grande crescimento (criação e edição de video) onde a versões Free com elevadas funcionalidades, justificam o esforço de aprendizagem;
Planos de uso: “free” e paga (aprox 20 eur), com versão “pro” escolar mediante condições (link);
Características: Instalação local
Jitsibrevemente
education-on.org, ferramentas de vídeo conferência
PlataformasSumário
MoodleTipo/Tendência: LMS, aplicação com grande crescimento no segmento;
Planos de uso: “free” e open source;
Características: na yet
Office365 (Microsoft)Componente do Office 365, é uma plataforma proprietária de colaboração empresarial criada em 2017.
Características: integração com todas as ferramentas Office 365, com criação de workspace privados, chat, vídeo conferencia e espaço na cloud (storage).
education-on.org, plataformas LMS