Recursos formativos online

Felizmente, nos dias de hoje, há diversos recursos académicos disponíveis na Internet (online), muitos deles sem qualquer custo ou a custo reduzido para o aluno ou educador.

Há mais de uma década apareceram os primeiros MOOC (Massive Open Online Courses) e como consequência deste evento, sem dúvida disruptivo, o ensino e formação remotos passaram a estar ao alcance de milhões de pessoas em todo o mundo.

Temos ainda outras ferramentas web, como a Khan Academy ou a Escola Virtual, entre outros, que têm um papel mais orientado para o ensino e programas oficiais específicos de cada pais.

Deixe as sua opinião sobre estas plataformas no nosso blog para podermos melhorar a nossa lista de preferências.

Recursos online

PlataformaDescrição
Escola Virtual – Porto EditoraRequer licença para a sua utilização. Tem os conteúdos formais ensinados nas nossas escolas. Pergunte na sua escola se há condições especiais adquirir estas licenças. Contem muitos dos livros oficiais (digitais)
LeYaRequer licença para a sua utilização. Um portal de Educação com muitos recursos relevantes para a comunidade educativa: professores, alunos, pais e escolas.
Khan AcademyAcesso livre com conteúdos em várias línguas e vários temas. Programas em conformidade com o currículo académico nacional e com excelente usabilidade. Acesso muito pratico e intuitivo via app para IOS e Android.
edX – MOOCUtilização livre, sem custos, com cursos em várias línguas. Orientado para um ensino mais universitário. Podemos encontrar universidades de topo mundial com programas próprios. O acesso é sempre livre, pagamos um preço simbólico se quisermos ter um diploma oficial.
Coursera – MOOCUtilização livre, sem custos, com cursos em várias línguas. Orientado para um ensino mais universitário. Podemos encontrar universidades de topo mundial com programas próprios. O acesso é sempre livre, pagamos um preço simbólico se quisermos ter um diploma oficial.
Udacity – MOOCUtilização livre e pago. Cursos muito especializados, tipicamente mais longos e nas áreas de TI. Preparam para uma profissão especifica, por.ex. “data scientist”. Também direcionado a empresas.
Udemy – MOOCUtilização paga mas a preços razoáveis. A grande diferença para as outras plataformas é que o âmbito é muito maior. Ministrado por “especialistas”, avaliados pelos formandos após final dos cursos. Nesta plataforma encontra TUDO para apreender com as “mãos na massa”.