Categories
eduon-blog Tecnologia

RaspberryPi 4 – para a Educação?

Artigo RaspberryPi na educação

RaspberryPi 4 na educação, atual aplicabilidade e custo

Vamos descrever neste artigo o estado atual do RaspberryPi 4 e a sua aplicabilidade à Educação e respetivo custo de aquisição.

O projeto nasceu com a fundação Inglesa, Raspberry Pi Foudation, e tinha como objetivo criar um computador que fosse barato e prático, para fomentar o uso da tecnologia para crianças em África. As primeiras unidades foram produzidas e vendidas em 2012 por 25 dólares e destinavam-se a suportar o ensino da programação e uso de folhas de cálculo e processadores de texto. Foram e continuam a ser um sucesso histórico.
ex. https://www.raspberrypi.org/blog/tag/africa/

Nos dias de hoje, as coisas mudaram muito e os novos RaspberryPi conseguem bons desempenhos para os aplicativos do nosso dia a dia como o processamento de texto, folhas de cálculo, “power points”, visualização de vídeo HD, music players ou media centers (streaming de vídeo).

As aplicações que genericamente usamos hoje em dia, são desenvolvidas para um determinado tipo de sistema operativo e processador. Por ex., não conseguimos ter aplicativos desenvolvidos para Windows a correr num Apple e vice versa. Neste sentido, acontece o mesmo com o RaspberryPi as aplicações precisam de ser desenvolvidas para o seu sistema operativo e tipo de processador, Raspian (debian) e Armv8 respetivamente. Nesta circunstancia especifica, só podemos usar o Zoom via navegador Internet, porque o Zoom não tem aplicativo para o Raspberry Pi (RPi).

Para quem continua interessado, vamos começar a construir o nosso RPi (compras em Portugal ou espaço Europeu à data):
Em primeiro lugar, como se trata de um computador de secretária (desktop), precisamos de um teclado, um rato e um monitor e webcam.
Os valores dos periféricos mencionados acima podem ter os seguintes valores:
 – Kit teclado e rato, 8 euros;
 – Monitores digitais de 19″/20″/22″/24″, entre os 60 a 80 eur;
 – webcam 720p/30fps (para vídeo conferencia) com micro custa cerca de 15 eur;
Estes valores são valores de venda ao público mas, por ex., para a sua aquisição na central de compras do estado, acessível aos governos locais (câmaras e juntas de freguesia), estes valores são significativamente mais baixos.
Total: intervalo entre os 83 eur e os 103 eur com IVA

Agora falta-nos o nosso RaspberryPi e acessórios:
 – Raspberry Pi 4 (escolhemos o 4Gb de memoria) custa 48.77eur + iva
(detalhe RPi: https://www.raspberrypi.org/products/raspberry-pi-4-model-b/specifications/?resellerType=education);
 – Caixa com proteção térmica passiva (para funcionar se qualquer barulho) cerca de 15 eur;
 – Fonte de alimentação, 8,5 eur;
 – Cabo micro-hdmi/hdmi, 5 eur;
 – Cartão microSD (class10) com 32 Gb, 10 eur;
Total: 98 eur

 E acabámos 🙂 … atenção que, a partir desta discriminação, apenas temos que selecionar o que precisamos. Por ex., se tiverem um monitor, rato e webcam em casa podem apenas adquirir/montar o RPi pelos 98 eur.

para mais informação Contacte-nos

That’s all it takes 🙂

By JHil

founder @education-on.org

Leave a Reply